quarta-feira, 20 de outubro de 2010

TIPO DE CRISES EPILÉPTICAS

As crises epilépticas, podem-se originar numa área concreta do cérebro (crises focais ) ou na totalidade das células cerebrais (crises generalizadas).
Entre as crises focais ou parciais, se distinguen-se:
1-crises focais simples: Sem perder o conhecimento. Podem-se manifestar por visão de luzes, audição de sons, sacudidas de um braço ou uma perna, um tremer da face etc. 2-crises focais complexas: O seu carácter é a perca da consciência, seguido habitualmente de movimentos de mastigação, desvio da cabeça, movimentos automáticos como arranjar a roupa, etc. A consciência recupera-se lentamente, com confusão durante algum tempo. 3-crises focais com generalização segundária: são crises focais, de simples a complexas, em que se irradia a hiper excitabilidade inicial ao resto dos neurónios cerebrais, com uma crise convulsiva tónico clónica generalizada. ( tónica = rigidez ) (clónica = movimento). Entre as crises generalizadas distinguem-se: 1-crises generalizadas tónico clónicas, têm o inicio com perdida brusca do conhecimento e se continua com rigidez dos 4 membros, que pode acompanhar de lábios roxos, saída de espuma pela boca, mordedura da língua, e de incontinência urinaria, seguindo de uma convulsão com sacudidas clónicas que afectam os braços e as pernas. Ao fim fica num sono profundo durante minutos ou horas, dependendo do tempo que a crise durou e do violenta que foi: 2-crises tónicas: se caracterizam pela perda da consciência seguindo de uma convulsão tónica: 3- Espasmos, perda da consciência, extensão dos braços durante 1-3 segundos, repetindo-se varias vezes seguidas em forma de salva, tráz o qual a pessoa, que habitualmente é uma criança de poucos meses, chora, e ou grita, (Quando isto acontece a bebes no primeiro ano de vida é fácil que desenvolva uma patologia severa ).Ausencias, detenção brusca da actividade motora e interrupçâo da consciência, ás vezes com movimentos automaticos como lamber os lábios e ajeitar a roupa, é típico que se acompanhe de um olhar fixo inesprecivo, palpadeios e reclinação da cabeça para traz, costuma ter uma duração de 1 a 20 segundos recoperando muito rápido a actividade, tanto motora como da consciência: Crises ACINÉTICAS OU ATÓNICAS, perda brusca do tono muscular e da consciência durante 1 segundo, estas crises são perigosicimas, não pela crise em si, mas pelos acidentes que quase sempre originam, pelas quedas bruscas e repentinas ao chão.
Crises epigastricas, sensação de nojo e vomitos sentindo Cumo espetadelas na zona obdominal, com alerta de defecação sem que tal aconteça.    

                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário