sábado, 16 de outubro de 2010

HISTORIA DA EPILEPSIA lV

                    JOHN HUGHLINGS JCKSON ( 1835-1911)
Foi um dos mais famosos Epileptologistas « neurologistas especialistas em epilepsia ». Deu um grande passo na investigação desta patologia. Durante 40 anos investigando no nature (NATIONAL HOSPITAL FOR THE RELIEF AND CURE OF THE PARALYSED EPILEPTIES), onde dispunha de uma públação bastante avultada de doentes com epilepsia. Denomina a epilepsia e as convulsões como fenómenos clínicos resultantes da hiper excitabilidade dos neurónios dos hemisférios cerebrais. Em 1857 na Alemanha foi descoberto por casualidade o primeiro medicamento eficaz contra a epilepsia: o BROMO ou BROMURO, (ceio que em Portugal se chama CANFRIA).
Mas lamentavelmente apareceu uma nova Santa inquisição. Durante o terceiro Reich, na Alemanha foi interrompida toda a investigação no campo da epilepsia.
O grande génio inventor do ELETROENCEFALOGRAMA, HANS BERGER, não foi naquele tempo tomado em sério e não obteve a consideração que merecia. Se Inventou solucionar o problema da epilepsia medidas inumanas, chamadas eugenésias. Que incluso chegarão a ter força de LEI. Em consequência de tal, muitos doentes de epilepsia que apresentavam uma deficiência importante foram assassinados aos milhares junto com outros deficientes, bem envenenados, metidos em câmaras de gás ou ingétando-lhes uma sobestancia LETAL no coração.
Ate á menos de 60 anos avia nos Estados Unidos medidas marginais contra as pessoas com epilepsia, estavam proibidos de, terem relações sexuais, frequentar locais públicos, como cinemas e teatros, tão bem lhes foi negado o voto ETC.
A historia demonstra que algumas pessoas com epilepsia superaram as demais em inteligência, capacidade e genialidade, apesar de que a epilepsia antes era uma doença que não tinha tratamento.
Homens de estado de grande relevo, como Alexandro Magno, Júlio César, Napoleão Bonaparte, o ZAR Pedro o Grande e Lenine sofriam crises epilépticas.
Os escritores Lord Byron, Gustave Flaubert, Guy Maupassant e Fiodor  Dostelevski, os músicos Hector Berlioz e Niccoló Paganini, e o filósofo Sócrates, os ciêntistas Hermann Helmholtz, Alfred Nobel, Newton incluso Albert Einstein sofriam convulções, assim como o pintor Vicent Vem Gogh, religiosos como Santa Teresa de Jesus, Juana de Arco,Sam Pablo o Mahoma som alguns poucos de uma lista de pesonalidades destacadas na historia que apsar da epilepsia obtiveram logros fora do cumun e esses fantasticos EPILÉPTICOS ESCREVERAM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA.
BIBLIOGRAFIA:
ESTEBAN GARCIA-ALBEAL. HISTORIA DA EPILEPSIA.1999
ANSGAR MTTHES. ROLF KRUSE. O DOENTE DE EPILEPSIA 1998
LENNART GRAN. MORGENS DAM. EPILEPSIA 1995 

                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário