sábado, 16 de outubro de 2010

HISTORIA DA EPILEPSIA lll

IDADE MEDIA  
Já na idade media agudizasse muito mais o temor ás pessoas pacientes de epilepsia, e é potenciada ate aos nossos dias a margínação, das pessoas com epilepsia e a toda família.
Constantino o Africano, a figura mais destacada da escola de SALERMO, Ideou uma fórmula para identificar dois tipos de epilepsia, uma de origem natural e outra de origem sobrenatural. Ele situava-se no ouvido do doente, e ordenava ao demónio para se apartar. Se fosse LUNATICO OU DEMNIATICO, o doente sofria durante 1 hora um desvanecimento como se estivesse morto, «STATUS EPILEPTICO NÃO CONVULCIVO». Depois poderia responder a tudo que lhe fosse perguntado. Se depois de formular a ordem o doente não caía, «crises simples», tratava-se de epilepsia. (omnia opera).
A epilepsia recebe nomes como gutta, gota caduca, falling evil, doença negra, doença de são lupo (morbus St. Lupi), doença de são João Batista, e doença de são Valentim, padroeiro dos epilépticos junto a são vito.
A expansão do cristianismo propiciou relíquias e devoções milagrosas para esta doença. Foram feitas peregrinações a lugares sagrados, como ao priorato de são Valentim, na Alsácia, onde a finais do século xv foi construído um hospital para epilépticos. Em Roma levantou-se o Mosteiro de santa Babiána. Os padres da igreja suplantavam cada vês mais aos médicos na teorização sobre a epilepsia.
Por muito grande que fosse a luta dos médicos discípulos de Hipócrates, durante 1000 anos os doentes epilépticos e mentais, foram considerados possuídos pelo diabo, para os quais os médicos nada podiam fazer, só os feitiços dos bruxos, curandeiros, e os exorcismos dos inquisidores podiam influir nesta doença demoníaca e eles ampliaram a seu desejo e conveniência a literatura sobre o tema e ocuparam a vaga expulsáda da ciência. Uma guerra desigual de religião entre um culto eclesiástico burocrático e aliado com o poder politico, e outro individual próximo á magia arrasará a Europa como a PESTE na báxa IDADE MEDIA. «A CAÇA ÁS BRUXAS»;
Naqueles anos marcados por guerras e brumas, as pessoas com epilepsia serão de novo vitimas do FANATISMO. A idade media finalizará com uma dança macabra (cruzada dos meninos, 1212),alucinados por (bella dona), rebeldes bruxos, histéricos, epilépticos sobreviventes da fogueira dançarão juntos aos iluminados, perseguidores, enfeitiçados e inquisidores ( a inquisição foi criada no século xlll). Atualmen-te ainda sofremos as consequências de tanta ignorância .

Sem comentários:

Enviar um comentário