terça-feira, 2 de novembro de 2010

FACTORES DESENCADEANTES DAS CRISES EPILÉPTICAS

Em algumas ocasiões os neurónios podem activar-se por factores concretos e originar as crises de epilepsia.
Estes factores podem ser ambientais ou estar relacionados com mudanças biológicas fisiológicas, como o sono, preferentemente na fronteira com a vigília, quero dizer, entre o adormeceu e o despertar.
Menos influencia têm as oscilações hormonais da puberdade ou a mono pausa.
Entre os factores também tem uma importância especial os transtornos do sono, preferentemente a privação do mesmo ou a diminuição do numero habitual de horas de sono. Menos peso especifico tem o cansaço o stress emocional o jejum prolongado ou a febre alta, factores com maior influencia em crianças com menos de 5 anos.
Entre outros factores destaca, o mau cumprimento terapêutico, quero dizer a suspensão ou o esquecimento da toma da medicação por parte do doente ou da família. Esta é a causa mais frequente pela aparição de novas crises em pessoas farmacologicamente controladas.
Menção aparte merecem as crises epilépticas desencadeadas por estímulos sensoriais auditivos, gustativos, olfactivos ou outros… destacando os estímulos visuais… a estimulação luminosa intermitente ou os deste-lhos de luz entrecortados, tanto durante o resisto do EEG, como na vida habitual EXEMPLO passar com um veiculo por postes alinhados ou arcos de pontes também por bosques onde as arvores entrecortem a luz.
Um mecanismo parecido são as crises desencadeadas pela televisão, pelos tubos de néon intermitentes ou as luzes das discotecas.
Em outras epilepsias as crises são desencadeadas por estímulos como a musica o cálculo mental a leitura, etc.
A estas epilepsias raras é dado o nome de EPILEPSIAS REFLEXAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário