domingo, 7 de novembro de 2010

CAUSAS DAS EPILEPSIAS E SINDROMES EPIÉPTICOS

O acondicionamento genético, quer dizer a predisposição a aparecer crises, o predominante exclusivo, são as epilepsias idiopáticas em os factores ambientais jogão um papel menor, é evidente, a explicação Nas epilepsias à dois factores implicados, um genético e outro adquirido. Em algumas epilepsias o de que em uma família concreta, uma pessoa padeça crises e outras não. Nos últimos anos pôde-se identificar os genes de alguns síndromes epilépticos idiopáticos, como o das convulsões neonatais familiares benignas no cromossoma 20, na epilepsia mioclónica progressiva e epilepsias mioclonicas juvenis no cromossoma 6.
Os factores adquiridos são, agressões cerebrais que se podem produzir em qualquer época da vida.
Epilepsias sintomáticas: a pré disposição passa a um segundo plano, mas que justifica também, que umas pessoas sofram crises epilépticas e que outras com a mesma agressão neurológica não! É facto de que algumas epilepsias sintomáticas estêm causadas por doenças condicionadas geneticamente, com algum tipo de herança mendeliana, autosómica dominante, autossómica recessiva, ou ligada ao cromossoma X, entre estas doenças destaca a esclerose tuberosa, os erros congénitos do metabolismo e as doenças mitocondriais, transmitindo-se estas ultimas habitualmente por herança materna ligada ao ADN mitocondrial.
Sem embargo, a maioria das epilepsias sintomáticas estão causadas por factores adquiridos muito diversos, clarificar-se tradicionalmente em prenatais, perinatais e adquiridos. Entre os factores prenatais, destacam as malformações da linha média cerebral agenésia do corpo caloso da migração e diferenciação celular, licenfalia, paquigiria, polimicrogiria e malformações cerebrais mais complexas… infecções do sistema nervoso, como toxoplasmose ou cintromegalia… lesões isquémicas, intoxicações materno fetais, etc.
Entre os factores perinatais destacam o síndrome hipóxico-isquémico e as hemorragias intra cranianas do recém nascido; em segundo plano ficam as infecções meningo-cefalicas e os transtornos metabólicos.
Os factores posnatal mais frequentes são… meningo-encefalitis, traumatismos crânio encefálicos, transtornos metabólicos, tumores intra cranianos, malformações vasculares e agentes tóxicos.
(as palavras complexas são palavras técnicas para abreviar o texto podem ser compreendidas depois de ser consultado vários dicionários)



1 comentário:

  1. Obrigada pela passagem pelo meu blog fotográfico. Espero que regresse tantas vezes quantas desejar e escreva conforme lhe vai na alma. Se eventualmente quiser, eu posso adicionar os seus textos ás fotos, basta dizer.

    Não estou muito por dentro do tema que explora neste seu texto, mas compreendo as dificuldades que deve ser conviver e viver com problemas como a epilepsia.

    Cumprimentos,
    Xie Guang

    ResponderEliminar